sábado, 8 de outubro de 2011

ECOCLIN

A CLIN iniciou em 2005, o programa de ecopontos – chamados de “ECOCLIN”. O objetivo é criar novos canais de participação dos contribuintes na coleta seletiva. Além disso, o “ECOCLIN” é uma alternativa mais eficiente e reduz os custos de serviço em relação ao sistema de recolhimento porta a porta. Hoje cada ecoponto recebe, em média, 130 toneladas de resíduos por mês.
O programa da CLIN conta com quatro pontos de coleta de lixo; e os PVE’s (Posto de entregas voluntárias) espalhados por toda a cidade. O objetivo é viabilizar o aumento do índice de participação da população no programa de coleta seletiva. Além de motivar seus contribuintes, a CLIN incentiva que pequenos geradores destinem seus resíduos recicláveis em um dos ecopontos da cidade de Niterói, podendo ganhar bônus na conta de luz (Parceria com a AMPLA).
Todo lixo reciclável recebido pela coleta seletiva é enviado, para cooperativas de catadores de Niterói localizadas no centro – Rua Padre Anchieta – e no morro do céu, que separaram e comercializam o material. Vale ressaltar que a CLIN apenas presta o serviço de recolhimento, não obtendo receita relativa ás vendas nas cooperativas.
O sistema de recolhimento seletivo pára grandes geradores é realizado em todo o município, mediante solicitação do contribuinte pelo número 0800 222175 ou pelo e-mail: clin@clin.rj.gov.br, de segunda a sexta, das 07:00 ás 17:00h. O sistema é realizado de forma setorizada, de acordo com os bairros e a demanda de resíduos.





SOBRE A COLETA SELETIVA DA CLIN:

A CLIN iniciou o projeto de coleta seletiva de lixo em 1991 de modo experimental no condomínio Grotão em Itaipu. Em 1997 o programa recebeu maior infra-estrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta.
O Programa consiste em colocar resíduos sólidos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), previamente separados em “orgânicos e inorgânicos” ou “reciclável” de “não reciclável”, selecionado nas residências para que se seja possível prover uma destinação final adequada, sem causar danos ambientais.
O Programa de coleta seletiva diferenciada dispõe de uma oficina de aprendizagem, em que 24 estudantes da rede pública de ensino prender como transformar “lixo” em arte.
Todos ganham uma bolsa auxílio durante os seis meses de curso. A RECLIN – setor de reciclagem da CLIN ganhou vários prêmios e participa, muitas vezes com seus alunos, de eventos realizados pela prefeitura de Niterói.





O QUE LEVAR AOS ECOPONTOS?

Papel, papelão, plástico, vidro, metal, pilhas, baterias, óleo de cozinha e pneus.

Endereço dos ecopontos:

- Icaraí: Rua Irineu Marinho, sem número,
- Pendotiba (Largo da Batalha): Rua Leonor da Glória, sem número,
- Fonseca (Horto): Alameda São Boaventura, 770,
- Engenhoca: Rua João Brasil, sem número, em frente á policlínica.





ENDEREÇOS DE ALGUNS PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA(PEV's):

- Terceiro DLU – Horto do Fonseca,
- Alameda São Boaventura, 1105 – Fonseca,
- Praia de Icaraí (Reitoria da UFF) – Icaraí,
- Praia de Icaraí (La Mole) – Icaraí,
- Praça do Rink – Centro,
- Praça Enéas de Castro – Barreto,
- Praça Nilo Peçanha – Ingá,
- Zoonose Morro do céu – Caramujo.





“ESPERAMOS SER ATENDIDOS NO PEDIDO QUE FIZEMOS PARA TERMOS UM PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIA NA ILHA DA CONCEIÇÃO; AGURARDAMOS”.




“TAMBÉM ESPERAMOS QUE MUNCIPIOS DE TODO BRASIL SE ESPELHEM NESSE GRANDE PROJETO E PROCUREM REALIZAR, ISSO FAZ COM QUE TODA SOCIEDADE GANHE E AINDA VÃO APRENDER TÉCNICAS ECOLÓGICAS, VÃO VER QUE O LIXO QUANDO JOGADO FORA DEVE SER SEPARADO, O POVO BRASILEIRO AINDA NÃO TEM ESSE HÁBITO, E VÃO VER COMO CADA COISA QUE ESTÁ INDO PARA O LIXO PODE SER REUTILIZADA”.




Quem quiser sabe mais sobre esse projeto entre no site da CLIN: www.clin.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário