sábado, 1 de outubro de 2011

O MIC precisa de educação ambiental

O morador da Ilha há 50 anos, Amaro de Souza C Mota, está muito preocupado com o acúmulo de lixo no MIC e nas ruas, por isso pediu ajuda ao “JORNAL NOSSA ILHA” para fazer esta matéria de conscientização do pessoal da Ilha da Conceição e de outros bairros.
Ele luta para melhorar o meio ambiente em que vive, quer dizer, em que “NÓS” vivemos!
Amaro diz que: “Se não procurarmos melhorar o meio ambiente, nossos filhos e nossos netos é que vão sofrer futuramente com isso”.
“Nós temos que melhorar o cuidado com o meio ambiente porque não é só nesse local, isso acontece no Brasil inteiro. Precisamos da força de todo mundo, de união, nós temos que abraçar o planeta com força, porque o mundo é nosso! Nós brasileiros devemos fazer a nossa parte”.
O morador é funcionário da empresa Camorim e está fazendo neste momento um curso de meio ambiente na própria empresa. Ele está muito feliz por aprender algo que nunca aprendeu na escola e também afirma: “Temos que conscientizar a população para não jogar lixo no lugar errado, existem muitas doenças que vêem do lixo... “E se seu filho, neto, parente, amigo pegasse uma dessas doenças, a culpa seria de quem? De ninguém ou nossa?
Se existe uma lixeira perto da Associação de moradores qual a necessidade de entulhar o próprio ambiente onde vivem?”
A preocupação do Amaro e de muitos moradores é grande, portanto, é preciso que cada um cuide do seu lixo, cada um faça a sua parte. Veja todo o depoimento do Amara em um vídeo do youtube – http://www.youtube.com/watch?v=-LPJ8KZoneU
Essa matéria teve a colaboração da estudante do 9 ano, futura professora de história e poetisa Letícia Helena G Moura que também escreveu a poesia abaixo:


Qual a dificuldade de pensar hoje, no presente de amanhã; Há algo de errado nisso?
Vocês, que são pais, avós e tios, se preocupam tanto em preparar seus filhos para o mundo que acabam se esquecendo de preparar o mundo para seus filhos.
Continuo a espera do dia em que tomem conceito, que não machucam só a ela, mas também seu próprio peito, abram os olhos, vejam direito, se não tomarei o que de vocês não é nem por direito, afinal, foi eu quem a criei e tortura maior, não mais permitirei”.


------------------------‘’ ------------------------




NOSSA OPINIÃO: Casos assim de fato ocorrem todo Brasil, é uma situação que a população tem que ser consciente e jogar o lixo no local certo, como se falou na matéria muitas doenças vêm do lixo.
Notem que Amaro disse que ele aprendeu em seu trabalho algo que não aprendeu na escola, então é motivo para que as escolas realizem educação ambiental com os alunos, isso fará com que tenham consciência ambiental desde cedo.
O poder público tem sim sua parcela de culpa, deve mandar agentes de limpeza retirar esse lixo, seja na Ilha da Conceição ou em qualquer lugar, mas a população tem que ter sua consciência, requer amor próprio e amor aos filhos.
Para isso é o desenvolvimento sustentável que significa realizar um desenvolvimento sem prejudicar gerações futuras.
O poder público deve realizar cursos de educação ambiental em diversas comunidades para que a população aprenda as técnicas ambientais para não prejudicar as futuras gerações.




O Jornal Nossa Ilha também deseja sucesso para a professora de história e poetisa Letícia Helena G Moura, esperamos que seja um grande talento que surja na Ilha da Conceição, a poesia é simplesmente uma energia que se transforma em palavras para que cada um veja o seu eu interior e assim descubra mais sobre si mesmo.

------------------------‘’ ------------------------




O colaborar do Jornal Nossa Ilha Fernando Soares Palencia atualmente editor do blog vendo essa matéria resolveu colocar os 21 objetivos da agenda 21 brasileira para que cada pessoa sempre veja e então tenha a consciência de preservar a natureza, esses 21 ajudam muito e fazem com que se tenha um desenvolvimento sustentável.

OS 21 OBJETIVOS DA AGENDA 21 BRAISLEIRA

- Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício,
- Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas,
- Retomada do planejamento estratégico, infra-estrutura e integração
regional,
- A energia renovável e a biomassa,
- Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável,
- Educação permanente para o trabalho e a vida,
- Promoção da saúde e diminuição das doenças, democratizando o SUS,
- Inclusão social e distribuição de renda,
- Universalização do saneamento ambiental, protegendo o ambiente e a saúde,
- A gestão do espaço urbano e a autoridade metropolitana,
- Desenvolvimento sustentável do Brasil rural,
- Promoção da agricultura sustentável,
- Promoção da agenda 21 local e o desenvolvimento integrado e sustentável,
- Implantação do transporte de massa e da mobilidade sustentável,
- Preservação da quantidade e melhora da qualidade da água nas bacias
hidrográficas,
- Política florestal, controle do desmatamento e corredores da
biodiversidade,
- Descentralização e pacto federativo: parceria, consórcios e o poder local,
- Modernização do estado: gestão ambiental e instrumentos econômicos,
- Relações internacionais e governança global para o desenvolvimento
sustentável,
- Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação,
- Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade.


Essa informação o colaborador Fernando Soares Palencia passa para todos.
Com essas informações cada cidadão poderá cobrar mais do poder público políticas ambientais e assim fazer um ambiente saudável para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário