segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Liberadas as obras de dragagem de canal na Ilha da Conceição





O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aguarda, agora, a elaboração de projetos para requerimento da Licença de Instalação (LI) e posterior processo de licitação das obras de drenagem do Canal de São Lourenço, via de acesso hidroviário ao antigo Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), na Ilha da Conceição. Isso porque, na quarta-feira (11), o órgão recebeu da comissão do Estado de controle ambiental (Ceca) a Licença Prévia (LP) para aprovação, concepção e localização das intervenções no local.
O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), vinculado a Secretaria de Portos, em parceria com empresários do setor naval da região, já articulam propostas de dragagem nas enseadas de Niterói e São Gonçalo, que devem ser inclusas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e preveem cerca de R$ 55 milhões em recursos do governo federal para desassorear a área, compreendida pela Ponta da Areia, Ilha da Conceição e o Gradim.

CARCAÇAS
Atualmente, fiscais do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) trabalham na retirada de carcaças de barcos abandonados na localidade. “Este é um dos principais pontos de apoio à comercialização do pescado fluminense. Por isso, é muito importante a população colaborar, porque a desobstrução do canal vai beneficiar toda a cadeia”, afirmou Luciano Vidal, superintendente federal do MPA.
“Um convênio de R$ 4 milhões com a União, somados com recursos do Estado e do Município permitirão a revitalização das atividades marítimas, bem como a inauguração de um novo entreposto pesqueiro neste espaço”, completou Vidal.


RETIRADO INTEGRALMENTE DO JORNAL A TRIBUNA DE NITERÓI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário